Uma das coisas mais importantes em um negócio é a definição da mentalidade daqueles que são responsáveis pela construção dos alicerces. Todo o resto nascerá de acordo com a forma como os fundadores pensam sobre aquele negócio e seu mercado.
Para iniciar um novo negócio, é imprescindível que você alinhe seu mindset de forma adequada, considerando o mercado, a concorrência, o público alvo, as ferramentas e mão de obra disponíveis para se tocar esse negócio no dia a dia.
Ao criar loja virtual, é necessário que sua mentalidade esteja muito bem trabalhada quanto a três pontos fundamentais: empreendedorismo, negócios digitais e relacionamento com o cliente.
Muita gente já começa errando ao não entender bem o que é e-commerce. As vezes vem aquele pensamento simplista de que e-commerce se resume a vender produtos na Internet, mas não se atém ao fato de que, ao criar loja virtual, basicamente se está criando um negócio online, ou seja, em sua essência, um negócio.
Alinhando seu mindset para empreender no e-commerce
Quero aqui expor meu ponto de vista sobre o qual tipo de mindset se precisa ter para criar loja virtual de sucesso. Mas, antes, quero pontuar algumas coisas que muita gente faz de errado, te alertar para evitar uma mentalidade inadequada, ou seja, como você NÃO PODE PENSAR se quiser entender como criar uma loja virtual.
- Você NÃO PODE deixar de assumir a responsabilidade sobre tudo.
- Você NÃO PODE pensar de forma imediatista.
- Você NÃO PODE negligenciar seus clientes.
- Você NÃO PODE querer vender tudo para todos.
- Você NÃO PODE se dar ao luxo de não entender o mínimo sobre Marketing Digital.
Frise bem esses pontos e evite ao máximo cometer qualquer um deles, pode ser fatal para o seu novo negócio em criar uma loja virtual.
Dito isso, vou entrar em cada um desses pontos e te contar qual seria o mindset que eu sugiro ser mais adequado para que você entre com tudo no mercado digital e esteja pronto para criar uma loja virtual que te traga resultados excelentes.
#1 – Assuma todas as responsabilidades sobre seu negócio
Em toda sua vida você teve a oportunidade de ter outras pessoas responsáveis por você: Na infância e adolescência, você teve seus pais, na escola e faculdade, você teve seus professores, nos seus primeiros empregos, você teve seus chefes. Está na hora de você mudar quanto a isso.
Quando você cria um negócio, você passa a ser o ÚNICO responsável pelo seu sucesso. Assuma TODAS as responsabilidades de todas as falhas que você enfrentar:
- Se você errou, a culpa é sua. Corrija e faça melhor.
- Se seu cliente errou, a culpa é sua. Comunique-se melhor.
- Se seu funcionário errou, a culpa é sua. Treine melhor sua equipe.
- Se o seu sócio errou, a culpa é sua. Alinhe melhor a missão e visão da sua empresa.
Aceitando toda essa carga de responsabilidade tornará muito mais fácil você enfrentar os problemas e corrigir os erros em seu negócio.
#2 – Pense a médio / longo prazos.
Um dos maiores culpados pelo grande número de negócios que fecham já nos primeiros anos é o imediatismo. Vejo muitos empreendedores iniciando um negócio e vivendo, logo de início, da rentabilidade que esse novo negócio gera.
Isso restringe desde o início qualquer possibilidade de crescimento desse novo negócio, vez que não há o reinvestimento que deveria haver.
Principalmente se você está para criar uma loja virtual, entenda que o dinheiro da loja não é seu, é da loja. Ela precisará desse dinheiro para aumentar o volume de estoque e o volume de vendas, aumentando, automaticamente, a lucratividade.
#3 – Seu cliente não é seu amigo, seu cliente é a sua avó.
Você já deve ter ouvido máximas como “Cliente é Deus” ou “Cliente é Ouro”. Para mim, existe uma outra analogia que mais se encaixa para meus clientes. Meus clientes são minha Avó.
Pare para pensar, sua paciência com seus amigos, com sua mãe, até com suas crenças, podem ter limites… Mas sua avó poderia te perguntar 10x a mesma coisa que você nunca perderia a paciência com ela (assim se espera rs).
Se eu vejo uma velhinha atravessando a rua, mais do que rápido me proponho a acompanhá-la. Se uma senhorinha me pergunta 10 por quês seguidos, eu vou no último átomo daquilo que preciso explicar para me certificar que ela entenda corretamente.
Enxergue seu cliente como sua avó sempre e eu te garanto que você terá muito mais calma, paciência, persistência e carinho para lidar com ele.
#4 – Foque em um nicho e torne-se autoridade nele.
Muita gente tem ideias abrangentes demais sobre como criar uma loja virtual. Se você tende a pensar que se vender de tudo na Internet, irá vender para mais pessoas e, consequentemente, irá vender mais, está na hora de você entender melhor sobre o que é e-commerce e sobre como você deve criar sua loja virtual.
Um dos slogans da Amazon, a maior varejista do e-commerce no mundo, é “A loja de tudo”. Você realmente está disposto a competir nesse mercado? Mercado Livre, Americanas, Submarino, Extra, Ponto Frio, Casas Bahia… São nomes familiares para você? Pois é, vendendo de tudo, você vai competir diretamente com esses caras.
Se você tem alguns bilhões sobrando e muita experiência de mercado, vá em frente. Agora, se você é um reles mortal, como muitos que ingressam no e-commerce, e está querendo saber como criar uma loja virtual lucrativa com menor esforço e com muito menor investimento, o caminho que você deve seguir é o dos nichos.
Ao focar em um nicho, você tem a oportunidade de aprender mais profundamente sobre o mercado, sobre os consumidores, sobre os produtos, sobre os fornecedores. Você tem a chance de adquirir uma bagagem importante de conhecimento de mercado e se posicionar como uma referência, o que vai tornar muito mais simples o seu trabalho de criar loja virtual de sucesso.
#5 – Estude sempre um pouquinho mais sobre Marketing Digital.
Aprender sobre Marketing Digital no século XXI é o equivalente a aprender sobre Vendas no século passado. Assim como nenhum negócio físico prosperava sem um bom conhecimento em vendas, hoje, nenhum negócio digital consegue prosperar sem um bom conhecimento sobre marketing digital.
Se você não aprender sobre Marketing Digital, vai precisar terceirizar isso. E, se Marketing Digital é o coração pulsante de uma loja virtual, você realmente pretende deixar isso a cargo de alguém que talvez sequer entenda sua missão e seus valores? Alguém que ainda talvez não saiba que seu cliente é a sua avó ou que toda a responsabilidade para o sucesso do seu negócio é sua?
Você decidiu empreender, entender o que é e-commerce, criar loja virtual, agora, assuma seu maior desafio e comece a estudar Marketing Digital. Mesmo que seja para que você acompanhe de perto todas as decisões que alguém terceirizado vá executar.
Não perca tempo, aprenda sobre persona, SEO, análise e compra de tráfego. Cada vez mais profundamente. Eu te garanto que isso vai assegurar resultados muito mais expressivos para seu negócio online.
Gostou do conteúdo de hoje? Quer compartilhar suas dúvidas, dicas ou ideias comigo? Segue lá meu Instagram: @paulopina.
Um Abraço =)